Depois de Luana Piovani, no último domingo (03) foi a vez do ator Fabio Assunção encarar o quadro 'Pode Perguntar?' do 'Fantástico'. Entrevistado por pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o ex-namorado de Preta Gil abriu o seu coração e entregou os momentos mais delicados de sua vida e carreira, incluindo um assédio sexual sofrido na infância e sua dura batalha contra a dependência química.
Desde o início de sua carreira, Fabio Assunção era considerado um dos maiores galãs da TV Globo. Tanto sua beleza quanto talento levaram seu rosto a várias novelas de sucesso (e outras nem tanto), mas também aos noticiários com polêmicas envolvendo sua dependência química e vício em drogas que quase acabou com sua carreira.
Questionado no 'Pode Perguntar?' sobre o maior desafio de sua carreira, Fabio não titubeou: "No início, minha carreira já andou rápida. Com 19 anos, eu já fui aprovado em um teste, já estava trabalhando em uma novela... com 25 anos, eu já tinha minha casa, minhas coisas, uma vida independente. Mas isso também trouxe dificuldades para a minha vida, porque eu viajava o tempo todo e comecei a viver muito sozinho. Então, chegou um momento em que eu entrei em um colapso", começou.
E o ator completou, relembrando seu afastamento de novela da Globo pela dependência: "Neste momento, eu fiz uma novela chamada 'Negócio da China' que eu precisei sair da novela... e este foi o momento mais difícil da minha carreira. Foi fazer a escolha de sair de uma novela, mesmo sabendo a exposição que eu iria ter em relação a isso, mas eu saí para me cuidar, tratar, colocar minha vida em ordem".
Exibida originalmente entre 2008 e 2009, há quase 17 anos, 'Negócio da China' foi uma daquelas novelas que a Globo prefere fingir que nunca existiu. Escrita por Miguel Falabella, a trama misturava comédia e romance, como uma boa produção da faixa das 19h, mas não foi o primeiro beijo de Bruna Marquezine em novelas que a marcou, mas sim seu fracasso.
'Negócio da China' até começou com uma boa audiência, mas despencou a partir da segunda semana. A história girava em torno de Lívia (Grazi Massafera), uma mulher que ainda tinha sentimentos por seu ex-marido Heitor (Fabio Assunção) - que se retirou da novela posteriormente, mas acabou se apaixonado pelo português João (Ricardo Pereira). O elo da trama era um pendrive que continha uma fortuna vinda da China.
Os problemas com a novela já começaram com a escalação de Grazi Massafera, que dividiu opiniões em sua primeira protagonista. Há quem diga que o papel foi oferecido para outras estrelas, desde Flávia Alessandra e até Angélica, mas nem o fracasso de audiência superou o disse-me-disse com a saída de Fabio Assunção às pressas no meio da trama.
Para tapar o buraco com o sumiço do ator, a Globo explicou, já na reta final da novela, que o personagem Heitor tinha morrido. Desde então, Fabio Assunção passou por um longo tratamento para voltar com tudo às telinhas. Recentemente, ele brilhou em 'Garota do Momento', mostrando estar em um novo auge de sua carreira.